domingo, 16 de novembro de 2008

Feminismo? Faça-me o favor

Acabei de ver na televisão o caso de um homem que recorreu à lei Maria da Penha, que prevê os crimes decorrentes de violência à mulher em casos conjugais. O homem era agredido pela esposa e ameaçado de morte pela mesma. O advogado recorreu a tal lei acreditando que não podia haver distinção de gênero nesse caso.
O advogado e o promotor de justiça responsável pelo caso acharam o caso plausível. Outra advogada e a mesma Maria da Penha foram contra a decisão do promotor, afirmando que a lei em questão se aplicava necessariamente às mulheres e que os homens possuíam outras formas jurídicas de defesa e que não precisavam recorrer à lei delAS.
Ora, acontece que, caso as mulheres não saibam, um dos pressupostos básicos da constituição brasileira é que todos são iguais perante a lei, portanto, se existe lei que não a Maria da Penha que possa defender os homens de situação semelhante, essa lei se aplica EXATAMENTE DA MESMA FORMA AOS CASOS QUE ENVOLVEM MULHERES AGREDIDAS. Então, como explicar o sexismo da lei em questão?


Nenhum comentário: